1° de Outubro é comemorado O Dia Nacional de Doação de Leite Humano

0

Não há mistério para fazer doação, toda mulher saudável com excesso de leite pode doar. Sendo apta à doação, a lactante deve entrar em contato com o banco de leite humano de sua cidade.Aliás, o Banco de Leite da Santa Casa de Itapeva precisa da sua ajuda

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano também é comemorado no dia 1º de Outubro em todo o país. A data tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano que permite atender os bebês clinicamente impossibilitados de serem amamentados diretamente ao peito.

A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil. O leite humano pasteurizado no Brasil é seguro e atende prioritariamente os recém-nascidos prematuros ou os que, por algum motivo, necessitam de internação em unidades neonatais.

O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano.

Você sabia?

• A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.

• Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

• Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

• 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

• Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Então, minha amiga, se você está amamentando ou quer mais orientações, procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o disque saúde 136. Seja uma doadora.

Não há mistério para fazer doação, toda mulher saudável com excesso de leite pode doar. Sendo apta à doação, a lactante deve entrar em contato com o banco de leite humano de sua cidade.Aliás, o Banco de Leite da Santa Casa de Itapeva precisa da sua ajuda. Se você está amamentando vá até a santa casa e doe seu leite materno. O banco de leite funciona diariamente das 7 da manhã às 6 da tarde.

Sabia que você pode salvar vidas com este gesto de carinho¿ por isso sua colaboração é de extrema importância. Mais informações pelo telefone 3521-9500 – Ramal 9613.

Compartilhar

Comentários