Bichos invadem Itapeva no final de outubro

0

Bonequeiros da Cia Pia Fraus retratam o cotidiano de animais que estão vivos na memória popular

Tucanos, tatus, jacarés, cobras e onças irão invadir Itapeva (região de Sorocaba) no próximo dia 29 de outubro. A riqueza da fauna brasileira é a atração do programa Mosaico na Estrada, que traz a peça Bichos do Brasil, da premiada Cia Pia Fraus. O espetáculo encanta as plateias de todas as idades, utilizando a manipulação de bonecos, música e coreografia.

Em sua terceira edição na cidade, o Mosaico na Estrada é um programa cultural do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo) em parceria com o Sicoob Crediceripa, Sicredi e Capal.

O preço do ingresso é R$ 5,00 e a renda da peça será revertida em favor da Avacci (Associação dos Voluntários de Apoio e Combate ao Câncer de Itapeva). A entidade atende cerca de 160 pessoas por semana, fornecendo às famílias carentes medicamentos, alimentos, roupas e itens de higiene e vestuário.

Com 30 anos de trabalho e apresentações em 21 países, a Cia Pia Fraus trabalha com diversas linguagens artísticas, como teatro de animação, dança, circo e artes plásticas. Para falar da importância dos animais nos dias atuais, a trupe montou Bichos do Brasil, em que três atores e 50 bonecos criam o universo da mata brasileira.

A montagem conquista o público pela beleza plástica dos cenários e por retratar o cotidiano dos animais na selva, além mostrar a importância dos bichos no imaginário popular, com seus mitos e lendas.

A analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Fernanda Vieira, observa que é a primeira vez que o Mosaico na Estrada mobiliza três cooperativas na região para proporcionar à população uma atração de qualidade.

“Os objetivos do Sescoop/SP são: estimular e fortalecer a intercooperação, o marketing cultural e a relação com a comunidade, além promover o fomento cultural no âmbito cooperativista, oferecendo lazer criativo aos cooperados, colaboradores e a sociedade”, diz Fernanda Vieira.

O gerente do Sicoob Crediceripa, Diego Ramos, acredita que o Mosaico na Estrada ajuda a melhorar a inserção do cooperativismo nas comunidades onde atuam.

Segundo Diego Ramos, Itapeva tem poucas opções de teatro. Ao trazer a Cia Pia Fraus, o programa oferece “uma peça teatral diferenciada” e, ao mesmo tempo, ajuda uma entidade social importante.  “A Anacci é dirigida por voluntários e presta um grande trabalho em favor das mais camadas mais pobres. Por isso, merece o nosso apoio”, finaliza o gerente do Sicoob Crediceripa.

O espetáculo será apresentado, às 20h, no Salão Jubileu – Rodovia Francisco Alves Negrão (SP 258), Km 281.

 

Sobre o Mosaico na Estrada – O Mosaico na Estrada foi lançado em 2001 e conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.

Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.

O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas -  teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.

A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.

Compartilhar

Comentários