Secretaria Municipal de Saúde realiza cursos de capacitação para médicos

0

Treinamentos de urgência e emergência  foram executados por instrutores do Samu de Itapeva

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva, por meio do departamento de Educação em Saúde e da coordenação do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, realizou na última quinta-feira, dia 26, treinamento para os médicos que atuam na Rede Básica de Saúde, que são os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

Aperfeiçoar atendimentos de urgência e emergência é um dos pontos principais enfocados pelos instrutores do Samu de Itapeva. O curso visa capacitar os profissionais para atendimentos de primeiros socorros, parada cardiorrespiratória e de ressuscitação cardiopulmonar.

A capacitação tem como objetivo reciclar os médicos para diagnosticar  uma parada cardiorrespiratória  e incentivar o treinamento da equipe de saúde no atendimento inicial desse trauma e dos demais sintomas do paciente.

Os médicos participaram de aula teórica e logo após deu-se início à parte prática do treinamento, com utilização de bonecos. Todas as orientações foram dadas pelo enfermeiro intervencionista do Samu Regional de Itapeva, Avelino Lirio de Lima Júnior.

No mês de outubro, este mesmo treinamento foi realizado com  a equipe técnica de enfermagem da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, preparando estes profissionais para atender a população de Itapeva que se dirige a essa unidade de saúde.

O coordenador administrativo do Samu, Emerson Camargo, ressaltou que este é só o começo de um grande trabalho que irá desenvolver no ano que vem.“ As oficinas de capacitação e atualização são de fundamental importância, para trocarmos experiências, fazendo com que nossa prestação de serviço à comunidade seja cada vez melhor e mais eficaz”, explicou Emerson Camargo.

Compartilhar

Comentários