SESI de Itapeva disputa Olimpíada Brasileira de Robótica

0

Alunos participam da fase classificatória dia 14 de junho, na Escola Sesi de Avaré. As melhores equipes se classificam para a final da Etapa Estadual, que será realizada em setembro.

São Paulo, 8/6/2017 – Alunos de 151 equipes do Sesi-SP disputarão a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A segunda bateria de competições será realizada dia 14 de junho, na Escola Sesi de Avaré, e terá a participação de uma equipe do Sesi de Itapeva.

As últimas provas da etapa serão realizadas em agosto. Então, as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares seguirão para a final da Etapa Estadual, em São Bernardo do Campo, no mês de setembro.

Na competição os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por no máximo quatro pessoas, estudantes do ensino médio.

O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

A introdução da ciência e da tecnologia na rede Sesi-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os colocam em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimulam a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.

Datas da Etapa Regional:

10/6 – São Carlos (Ginásio do ICMC-USP – Rua dos Inconfidentes, 85)

14/6 – Avaré (Escola Sesi Israel Dias Novaes – Av. Governador Mario Covas, 600)

21/6 – Pres. Prudente (Centro de Atividades Sesi Belmiro de Jesus – Av. Dr. Ibraim Nobre, 585)

11/8 – São Bernardo do Campo (Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972)

12/8 – São José do Rio Preto (UNORP – Rua Ipiranga, 3460)

12/8 – São José dos Campos (Instituto Alpha Lumem – Av. Olivo Gomes, 250)

19/8 – Campinas (COTUCA – Rua Jorge Figueiredo Correa, 735)

201704223-robotica_0

Compartilhar

Comentários