Calendário de pagamento do IPVA 2018 já está disponível para consulta

0

Os proprietários de veículos já podem consultar as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. O Decreto nº 62.889/2017, publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (21), divulga as datas para o recolhimento do imposto e o desconto para o pagamento antecipado.

O IPVA pode ser paga em uma única vez, no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou então, em três parcelas, sendo uma no mês de janeiro, uma em fevereiro e a última em março, dependendo do final da placa do veículo.

Para pagar o IPVA 2018, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor – RENAVAM e efetuar o recolhimento, que pode ser feito diretamente nos guichês de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado.

O valor do seguro obrigatório DPVAT deve ser pago junto com a primeira parcela do IPVA, em uma única vez ou juntamente com a cota única. Somente motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus podem parcelar o DPVAT em três vezes. Nestes casos, as parcelas do prêmio devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

A quantia arrecadada com o IPVA, depois dedução da parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, é repartido em duas partes, onde uma delas é destinada para o município do proprietário e a outra parte é destinada para o Estado investir em saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

 

Compartilhar

Comentários